top of page
Buscar
Coletivo Muttare

Uma breve biografia: Rudolph Laban.

 

No dia 15 de dezembro de 1879, nascia Rudolf von Laban Vara em Bratislava, ou Rudolph Laban como é conhecido pelo mundo. Por ser filho de um general, teve o privilégio de viajar ao redor do mundo desde muito pequeno e certamente isso foi um grande diferencial no desenvolvimento de seus interesses. 


Laban relata que durante uma viagem para os Balcãs foi onde desenvolveu seu primeiro interesse pela dança:  

“Eu tive acesso a estes rituais através de um monge maometano, que se encarregou da minha tutela temporariamente, pelo fato de ser o único homem culto naquelas montanhas onde meu pai estacionara. Minhas conversas com este homem estão guardadas como um tesouro em minha mente. Nós conversávamos sobre a sabedoria, a dignidade e a felicidade humana e ele me contava e me mostrava um monte de coisas sobre a dança e os exercícios nos rituais religiosos.”


Entretanto, sua família o matriculou na Academia de Cadetes de Wiener Neustadt em 1897 para que seguisse o caminho de seu pai, mas um ano depois, Laban contrariando as vontades de sua família, ele começou a estudar escultura, pintura e arquitetura. Estudando em Munique e posteriormente em paris na Escola de Belas Artes se especializando em arquitetura, casando-se com Martha Fricke que era artista plástica, seguidamente trabalhou como ilustrador e possuindo um ateliê em Montparnasse.


Definitivamente o período no qual Laban morou em Paris foi decisivo para o desenvolvimento de sua forma revolucionaria de ensinar a dança, que vai muito além da forma física, mas sendo pautada na criatividade.


Alguns anos depois, Laban desenvolveu uma escola de verão que possuía diversas aulas, como a aula de canto que era ministrada por sua segunda esposa Maja Lederer, dando o início de suas atividades de cunho pedagógico, que futuramente resultaria em toda uma metodologia. 


Com o advento da Primeira Guerra Mundial, Laban foi obrigado a parar suas atividades devido a dificuldades financeiras, mas no seu período de exilio em Zurique continuou seus estudos com o auxílio de uma as suas estudantes e colaboradoras Mary Wigman, e simultâneo a esse período teve a oportunidade de conviver com diversos artistas dadaístas.


Ao final da guerra, Laban retornou a Alemanha dando continuidade ao seu trabalho. Recebendo grande notoriedade com o passar dos anos, ele foi convidado a dirigir o Teatro Nacional de Manheim, anos depois montou sua primeira em Hamburgo e seguidamente por toda a Alemanha e algumas cidades europeias.


No ano de 1926, Rudolph Laban inaugurou o seu Instituto Coreografo em Berlim, no qual desenvolveu continuamente seu trabalho e passou a lutar por uma maior qualidade profissional e de vida dos bailarinos. E nesse mesmo ano ministrou diversas palestras ao redor do mundo.


Ao eclodir a Segunda Guerra Mundial, algumas de suas escolas foram fechadas e Laban se mudou para Londres e ofertou alguns cursos com uma de suas antigas alunas Lisa Ullmann. Em 1953, ambos se transferiram para Addlestone, em Surrey e fundaram o Laban Art of Movement Centre que se tornou referência.


Rudolph Laban faleceu no dia 1° de julho de 1958, deixando um legado de ideias que foram sem precedentes um divisor de águas no meio cultural e educacional.

1.674 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page