top of page
Buscar
Coletivo Muttare

A carreira de Pina Bausch


O trabalho de Pina Bausch esteve integralmente ligado a vida dela, praticamente era a sua vida e seu legado definitivamente revolucionou o meio artístico, dando um novo caminho para a forma de criação da dança tornando-a mais acessível em diversos aspectos, como o físico e emocional.


Em 1962, retornou de seus estudos para trabalhar com Kurt Joos, Hans Zulig e Jean Cébron no Folkwang Ballet, como solista e foi nesse momento que começou a trabalhar como coreógrafa e a princípio teve diversas dificuldades, por acreditar em uma dança livre que fosse além do palco, interagindo com o público de diversas maneiras tal qual figurino, movimentos e começando a questionar quem fazia a arte.


Fragmet, no ano de 1968 foi o marco que iniciou suas atividades como coreógrafa, entretanto, enfrentou diversas adversidades por iniciar sua revolução em meio ao pós-guerra.

Im Wind der Zeit (No Vento de Tempo) foi seu espetáculo seguinte recebeu o primeiro prêmio do II Concurso Internacional de Coreografia da Colônia, na Alemanha.


Durante 1969 e 1973 foi diretora artística Folkwang Ballet e manteve suas atividades como bailarina e coreógrafa. Convidada a assumir a direção do Wuppertal Opera Ballet, Pina só assumiria se tivesse autorização para levar seus bailarinos do Folkwang Ballet


A partir de 1973 em seu novo trabalho, Pina começou a revitalizar a dança na Alemanha, tendo uma tendência expressionista que foi abandonada pelo ballet clássico no período do nazismo.

Na década de 70 o termo Tanztheater passou a ser mais utilizado, possuindo o significado de Dança-Teatro que englobava trabalhos como os de Pina e outros, que acreditavam que a dança é cotidiana, e que iria muito além da formalidade do ballet. Por iniciativa de Pina o Wuppertal Opera Ballet passou a se chamar Tanztheater Wuppertal. 


A Sagração da Primavera (Le Sacre de Printemps) que teve a idealização de Pina Bausch em 1975, recebeu a atenção internacional, pois de diversos trabalhos esse misturava sacrifício e rituais da forma que somente a coreógrafa sabia contar.


Pina Bausch permaneceu no Tanztheater Wuppertal até o fim de sua vida, tendo proposto um método em que convida o espectador a entrar no seu mundo e sentir- se parte dele, e se tornando assim um novo ponto para a dança.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page