top of page
Buscar
Coletivo Muttare

A obra de Rudolf Laban


Rudolf Laban dedicou toda a sua vida para a dança tendo atuado como dançarino, coreografo e teórico da dança, e durante os anos 20 era considerado o grande nome da dança.

Seu trabalho rompeu barreiras doutrinarias da dança tornando-a abrangente e para todos os tipos de movimento, corpos e estilos.


Fundou muitas escolas em toda a Europa, destacando Suíça, Alemanha e Inglaterra e dirigiu os estudos iniciais na Escola de Belas Artes de Paris, na qual estudou música, anatomia e fisiologia. A sua maior escola foi aberta no Reino Unido, sendo o local onde refugiou em 1938.


Desenvolveu uma forma de dança expressiva, sendo usada de base a externalização das emoções, criando um sistema próprio de análise de movimento, permitindo assim uma linguagem descritiva de partes do corpo do indivíduo. Tendo se baseado no cotidiano humano como elemento.


Todos os trabalhos que desenvolveu foram sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização e quais aspectos levam o ser humano a sua utilização, resultando em uma pesquisa tão vasta que é aplicada em diversos setores como a educação, psicologia, sociologia e outros, sendo incluído também em contextos terapêuticos. 


Fundou em 1954 o Arte e Movimento de Laban, que atualmente é chamado de Centro Laban para Movimento e Dança, na sua forma de ver os movimentos, Laban acreditava na relação mente e corpo sendo um reflexo da personalidade.


Laban desenvolveu um sistema de análise e notação baseado em espaço, peso, tempo e fluxo, e anos depois, Warren Lamb adicionou fator: dar forma, que descreve o meio como o corpo se move no espaço.


Foram estabelecidos cinco elementos essenciais para uma análise descritiva segundo Laban os pontos fundamentais são: corpo, espaço, esforço, forma e ritmo.


O corpo descreve como e quais aspectos são usados para executar ações, posturas, gestos, movimentos e sequencias. Esforço cria o tom do sentimento e da atitude, podendo ser dividido em quatro subcategorias espaço, peso, horário e fluxo.


A forma descreve a maneira como o movimento é executado no espaço.

O espaço descreve como o corpo de um indivíduo se desloca atrás do espaço. Ritmo ou estilo descreve como uma pessoa executa suas ações em conjunto.


Ainda segundo os trabalhos desenvolvidos por Laban, podemos observar que o ser humano se movimenta para satisfazer alguma necessidade, retirar prazer e satisfação de algum desejo ou algo que tenha representatividade para ele próprio.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page